Direito do Trabalho e Cinema

Indicação de Filmes brasileiros:


Cabra marcado para morrer.

Ficha Técnica
Título Original: Cabra Marcado Para Morrer
Gênero: documentário
Tempo de Duração: 119 min.
Ano de Lançamento (Brasil): 1964/84
Direção e roteiro: Eduardo Coutinho
 

Em fevereiro de 1964 inicia-se a produção de Cabra Marcado Para Morrer, que contaria a história política do líder da liga camponesa de Sapé (Paraíba), João Pedro Teixeira, assassinado em 1962. No entanto, com o golpe de 31 de março, as forças militares cercam a locação no engenho da Galiléia e interrompem as filmagens.

Dezessete anos depois, o diretor Eduardo Coutinho volta à região e reencontra a viúva de João Pedro, Elisabeth Teixeira - que até então vivia na clandestinidade - e muitos dos outros camponeses que haviam atuado no filme antes brutalmente interrompido. 


Trecho do Filme:




Peões

Gênero: Documentário
Lançamento (Brasil): 2004
Distribuição: Lumiere
Direção: Eduardo Coutinho

Documentário sobre a história pessoal de trabalhadores da indústria metalúrgica do ABC paulista que tomaram parte no movimento grevista de 1979 e 1980, mas permaneceram em relativo anonimato. Eles falam de suas origens, de sua participação no movimento e dos caminhos que suas vidas trilharam desde então. Exibem souvenirs das greves, recordam os sofrimentos e recompensas do trabalho nas fábricas, comentam o efeito da militância política no âmbito familiar, dão sua visão pessoal de Lula e dos rumos do país. O filme foi rodado no período final da campanha presidencial de 2002.

*Possuo em DVD.

Trecho do Filme:



Eles não usam Black Tie

Gênero: Drama
Duração: 134 min.
Lançamento (Brasil): 1981 
Distribuição: Embrafilme 
Direção: Leon Hirszman

Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião e sua namorada Maria decidem casar-se ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, Otávio, um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.

Filme na íntegra:






ABC da Greve

Título original: ABC Da Greve
Gênero: Documentário
Duração: 75 min. 
Lançamento (Brasil): 1979/90
Direção: Leon Hirszman 


O filme cobre os acontecimentos na região do ABC paulista, acompanhando a trajetória do movimento de 150 mil metalúrgicos em luta por melhores salários e condições de vida. Sem obter êxito em suas reivindicações, decidem-se pela greve, afrontando o governo militar. Este responde com uma intervenção no sindicato da categoria. Mobilizando numeroso contingente policial, o governo inicia uma grande operação de repressão. Sem espaço para realizar suas assembléias, os trabalhadores são acolhidos pela igreja. Passados 45 dias, patrões e empregados chegam a um acordo. Mas o movimento sindical nunca mais foi o mesmo.

Filme na íntegra:





France Telecom: Investigação aos Suicídios (2010)

France Telecom: Investigação aos Suicídios é uma reportagem de investigação realizada em 2010, que tenta explicar a causa que levou dezenas de trabalhadores desta empresa a cometerem suicídio.
Esta reportagem mostra-nos como a France Telecom elaborou um plano para despedir cerca de 20.000 trabalhadores num período de apenas 3 anos. Para conseguir este objectivo, a empresa designou milhares quadros executivos intemediarios para assumir a função de "ceifadores", em que o seu trabalho consistia em tornar a vida laboral dos trabalhadores insuportável, no sentido de levá-los a sair da empresa. Dezenas de trabalhadores não aguentaram a pressão e humilhações constantes e acabaram com as suas próprias vidas.

Um exemplo em como na lógica do mercado, tudo vale.